Aeri Buddy Program

ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DA UEFS NA RECEPÇÃO DE ALUNOS INTERNACIONAIS

A Assessoria Especial de Relações Institucionais – AERI  da Universidade Estadual de Feira de Santana desenvolve um programa com o intuito de proporcionar aos estudantes a oportunidade de trazer para o seu cotidiano a cultura de algum país estrangeiro. O “AERI BUDDY PROGRAM”  consiste em interagir com algum aluno estrangeiro que venha estudar na UEFS. O intercâmbio é a melhor forma de interação entre culturas, trazendo benefícios mútuos para ambas as partes. O aluno nacional poderá praticar uma língua estrangeira, imergir em outra cultura, partilhar experiências, fazer novas amizades, estabelecer contatos internacionais, agregar conhecimento e internacionalizar sua maneira de pensar. Para o aluno estrangeiro os benefícios são também de grande valor, de tal maneira que ele terá uma integração efetiva na cultura brasileira, fará amigos mais rapidamente, poderá praticar a língua portuguesa com maior freqüência e terá um contato de confiança antes de chegar no Brasil.

As atividades do AERI BUDDY PROGRAM podem variar conforme as características inerentes a cada pessoa. O contato com seu novo amigo poderá ocorrer antes de sua chegada ao Brasil, dando-lhe dicas sobre a cidade de Feira de Santana (clima, transporte, possibilidades de alojamento, atividades de lazer, etc.) e, posteriormente, buscando o amigo no aeroporto, ajudando-o a encontrar uma residência etc. Quando da chegada do aluno estrangeiro, o amigo brasileiro poderá mostrar a nova cidade, apresentar seus amigos, realizar passeios, participar junto nas diversas atividades do seu cotidiano, ajudá-lo a abrir uma conta no banco, entre outras coisas, para que haja uma integração efetiva do aluno na sociedade e na cultura brasileira.

Para participar, os estudantes de graduação da UEFS devem atentar para a abertura das Chamadas do Programa que acontecem a cada semestre, aproximadamente. Antes de qualquer coisa, é necessário que o aluno brasileiro tenha consciência das diferenças culturais e ideológicas que podem surgir entre os amigos. Assim, ter um amigo estrangeiro deve ser uma decisão fruto de muito pensamento, seriedade e responsabilidade. Após a tomada dessa decisão, o aluno estará pronto para preencher nosso formulário online, cujas informações, posteriormente, serão utilizadas para colocar em contato os alunos e seus amigos internacionais. Ressaltamos que estes dados serão de acesso exclusivamente da AERI.

A Assessoria Especial de Relações Institucionais – AERI  tem a certeza de que a experiência com o AERI BUDDY PROGRAM propicia crescimento para ambas as partes, e ficamos à disposição para responder eventuais dúvidas.

BAIXE A FICHA DE INSCRIÇÃO ABAIXO:

CONFIRA A CHAMADA ABAIXO:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AERI BUDDY PROGRAM