19 de novembro de 2020

Inscrições abertas para Bolsas (graduação e mestrado) na Holanda - Holland Scholarship

Inscrições abertas desde 1º de novembro. O prazo final varia entre 1º de fevereiro e 1º de maio/2021.

Estão abertas as inscrições para o Holland Scholarship, programa de bolsas financiado pelo Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura, em parceria com universidades do país. A contribuição financeira cobre os gastos referentes ao primeiro ano do curso, sem possibilidade de renovação.

O prazo final para se inscrever varia entre 1 de fevereiro e 1 de maio/2021, dependendo do curso. O auxílio, no valor de 5.000 euros, é destinado a estudantes estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA) interessados em estudar na Holanda fazendo uma graduação ou mestrado. O valor pode ser usado em mais de 2.100 programas ministrados em inglês em instituições holandesas.

Requisitos das bolsas para estudar na Holanda:

Podem concorrer ao programa de bolsas Holland Scholarship:

- estudantes que sejam nativos de um país não-membro da EEA;
- que não tenham diploma de alguma universidade holandesa;
- que atendam a todas as exigências da universidade escolhida.

A inscrição é feita na própria página da instituição em que o candidato deseja estudar. A lista de universidades de pesquisa que integram o programa pode ser conferida no link (https://www.studyinholland.nl/finances/holland-scholarship), enquanto as universidades de ciências aplicadas participantes podem ser vistas no link (https://www.studyinholland.nl/finances/holland-scholarship).

Nas duas páginas, há links apontando para os procedimentos e portais de inscrição para cada uma das instituições. O processo de candidatura varia de acordo com a instituição e o curso escolhidos.

No entanto, alguns requisitos comuns são:

- o envio de histórico acadêmico;
- carta de motivação;
- cartas de recomendação;
- certificado de proficiência em inglês.