Nota acerca do Cancelamento do Edital 04/2019
Nota acerca do Cancelamento do Edital 04/2019
Nesses últimos 12 (doze) meses, tivemos que nos adaptar a um novo cenário marcado por incertezas e, principalmente, por tristeza frente ao aspecto mais devastador dessa pandemia: a morte de milhares de pessoas em todo o mundo.
Esse novo cenário, para o qual ninguém estava preparado, obriga-nos, diariamente, a tomar decisões difíceis, mas que, infelizmente, precisam ser tomadas para evitar mais danos nesse momento. A prioridade é sempre a de tentar preservar a saúde física e mental/emocional de nossos estudantes.
Além do aspecto da saúde de todos(as), a AERI, a Reitoria e a CCInt levaram em consideração um conjunto de fatores que mostraram o cancelamento do edital como inevitável. Fatores, inclusive, que fogem ao nosso controle como:
1. O frequente fechamento das fronteiras nos países onde os estudantes realizariam a mobilidade acadêmica;
2. A obrigatoriedade de quarentena de 10 (dez) a 14 (quatorze) dias em hotéis escolhidos pelo governo desses países, o que certamente gerará um custo excedente ao planejado;
3. A lentidão do processo de vacinação da população brasileira, e que não inclui os jovens (público deste edital) no grupo prioritário;
4. A obrigatoriedade de realizar teste PCR para covid-19, 72h antes do embarque;
5. A diminuição das vagas concedidas pelas IES anfitriãs, neste contexto de pandemia e isolamento social;
6. O sobreaquecimento das moedas estrangeiras neste momento frente a economia brasileira.
Prosseguir com o edital para embarque em setembro/2021 seria uma irresponsabilidade de nossa parte, já que estamos vivendo, globalmente, um novo ápice da doença.
Além de a realização da mobilidade, neste contexto, só ser possível apenas para aqueles com recursos para arcar com os custos elevados da viagem (Teste Pcr, quarentena obrigatória, câmbio sobreaquecido, entre outros).
A decisão de cancelar o edital 04/2019 não foi fácil para nós. Sabemos que lidamos com sonhos, e por isso salientamos que essa porta não foi fechada para nenhum estudante. Alguns ainda terão a chance de se candidatar em próximos editais, outros poderão realizar esse sonho na pós-graduação.
O que mais ansiamos nesse momento é vacina para todos, para que, assim, possamos respirar um pouco mais aliviados. Sabemos que não está sendo fácil, mas tudo o que pudermos fazer agora para preservar a nossa saúde e a do próximo, faremos.
Lamentamos e nos solidarizamos com a dor de cada estudante que não poderá concluir esta etapa. Porém, continuamos nesta missão de tentar abrir portas, mundo afora, para os estudantes da UEFS.
Soanne Oliveira
Equipe AERI/UEFS