13 de maio de 2021

Estudantes e professores da Uefs realizam atividades linguístico-culturais em modo virtual

Núcleo de Línguas do Idioma sem Fronteiras na Universidade Estadual de Feira de Santana (NucLi-IsF/Uefs), em parcerias.

O Núcleo de Línguas do Idioma sem Fronteiras na Universidade Estadual de Feira de Santana (NucLi-IsF/Uefs), em parceria com o Programa Portal: ensino de línguas para a cidadania, inclusão social e diálogo multi e intercultural (PORTAL), a Escola Oficial de Idiomas (E.O.I.) de Ponferrada na Espanha, juntamente com o PIBID de Música da Uefs e professores da Educação Básica, desenvolveram ao longo do mês de abril e início maio atividades linguístico-culturais em modo virtual. Com temas sobre literatura, modos de vida, música e atualidades, as palestras, rodas de conversa e oficinas compuseram a programação.

Discentes dos cursos de Letras Estrangeiras da Uefs; bolsistas do NucLi-IsF, do programa Portal e do subprojeto de Artes/Música do PIBID; e estudantes de Português como Língua Estrangeira (PLE) da E.O.I. de Ponferrada na Espanha participaram das ações.

O objetivo do intercâmbio foi estabelecer diálogos interculturais para o crescimento pessoal e profissional dos participantes, assim como o fortalecimento das ações dos cursos de português como língua estrangeira na E.O.I. e dos cursos de espanhol como língua estrangeira na universidade, o aperfeiçoamento dos processos de formação dos licenciandos envolvidos no NucLi-IsF, no Portal e no PIBID, e o desenvolvimento de atividades de Internacionalização entre a Uefs e instituições internacionais.

As atividades foram organizadas por Luciane Santos Soares, mestranda em Linguística, auxiliar de conversação de português para estrangeiros na E.O.I e Voluntária do NucLi-IsF, também pela professora da E.O.I., Salvia Lois Lugilde, por Iranildes Almeida de Oliveira, professora do Departamento de Letras e Artes (DLA/Uefs), coordenadora do NucLi-IsF e do Portal, além do professor da Escola FISK e ex-bolsista do Programa Portal, João Marcel Andrade Santana, em companhia da docente do DLA e coordenadora do PIBID do subprojeto de Artes/Música, Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos, e com o professor do Colégio Estadual Paulo VI e supervisor do PIBID de Artes/Música, Cláudio Cerqueira Mendes.

Luciane Santos foi aprovada para atuar como assistente brasileira de conversação na Espanha, pelo edital da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes, 2020) em parceria com a Embaixada da Espanha. A Uefs, como credenciada ao Idioma sem Fronteiras, possibilitou que seus estudantes da Licenciatura em Letras: Português e Espanhol e vinculados com o NucLi-IsF pudessem se beneficiar desta parceria.

“Tem sido uma experiência enriquecedora. Ter contato com o espanhol diariamente e poder falar do meu país, da minha universidade, da minha língua materna, é encantador. As pessoas têm curiosidade em saber sobre a Bahia, sobre as variedades das variantes do Português falado no Brasil. E para elas eu sou uma representação de tudo isso. Me escutam com muita atenção, e isso é muito bom”, informou Luciane sobre a recepção.

O edital foi relançado em 2021 e aprovou outros dois discentes da universidade que atuaram no NucLi-IsF, Aislan dos Santos Aquino e Leillane Almeida Pinto Mendes.

Fonte: ASCOM / UEFS