27 de junho de 2017

Professor da UEFS é autor de trabalho internacional

Trabalho apresenta pela primeira vez a variação da forma do disco de nossa Galáxia com o tempo.
Professor da UEFS é autor de trabalho internacional

O professor Eduardo Brescansin de Amôres, do Departamento de Física da UEFS, acaba de publicar um artigo, na revista Astronomy & Astrophysics, uma das principais da área, cujo fator de impacto é de 5,2. O artigo, em colaboração com as pesquisadoras Dra. Annie Robin e Céline Reylé, ambas do Observatório de Besançon na França, faz uso do Modelo de Besançon da Galáxia, com uma amostra de aproximadamente um milhão de estrelas, observadas pelo 2MASS no infravermelho próximo, e aborda a evolução das componentes do disco de nossa Galáxia com a idade das estrelas. Neste trabalho, mostra-se, pela primeira vez, a variação da escala de tamanho dessas estrelas com a idade, o que traz um impacto direto nos cenários de formação e evolução do disco de nossa Galáxia. É apresentada, também, a variação com o tempo da forma das componentes do warp e flare da Via Láctea.

O professor Eduardo é docente da UEFS desde 2013, membro permanente do Mestrado Profissional em Astronomia e do Mestrado em Computação Aplicada. Desde 2014, é representante do Departamento de Física na Comissão de Cooperação Internacional da UEFS - CCint. De acordo com o professor, é de suma importância manter colaborações internacionais, de longo prazo, com grupos de excelência, mesmo com as dificuldades atuais de financiamento. Considera fundamental para a UEFS que haja políticas que possibilitem o estreitamento de colaborações internacionais em todos os âmbitos. Por fim, o docente menciona o constante apoio e incentivo da direção do Departamento de Física para a realização das atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão. O artigo encontra-se disponível para institutos que possuem assinatura da revista Astronomy & Astrophysics, no sítio:


https://www.aanda.org/articles/aa/abs/2017/06/aa28461-16/aa28461-16.html

E de acesso livre, sem o formato final da revista no astro-ph:

http://adsabs.harvard.edu/abs/2017arXiv170100475A

 

Dados da publicação:
Evolution over time of the Milky Way’s disc shape. Revista: Astronomy & Astrophysics, 2017, 602, A67 (18 páginas). Autores: E. B. Amôres, A. C. Robin and C. Reylé.
 

Leia também

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades diretamente em seu email.