28 de junho de 2017

Estudantes norte-americanos chegam à UEFS

Jovens estarão inseridos nos projetos de mobilidade urbana e biodiversidade.
Estudantes norte-americanos chegam à UEFS

Desembarcou, semana passada em Feira de Santana, um grupo de estudantes da City University of New York – CUNY (EUA), para participar durante cinquenta dias do projeto denominado “Summer Class UEFS – CUNY”. Os jovens americanos, durante a permanência em Feira de Santana, terão aulas de português, participarão de estágios laboratoriais, projetos de pesquisa na área de Engenharia Civil e Biologia, além de conhecer nossa cultura, atrações turísticas, políticas de meio ambiente, desenvolvimento na área de transportes, e manterão contato permanente com universitários da UEFS (chamados de “Buddies”), para o aprimoramento da Língua Portuguesa e troca de experiências.

Na presença do Reitor Evandro do Nascimento, do Pró-Reitor de Pesquisa Aristeu Vieira e da Assessora Especial de Relações Institucionais Soanne Oliveira, esta nova turma recebeu as boas vindas. Este programa já funciona há 4 anos. Estavam também presentes neste encontro, o coordenador norte-americano deste projeto, Prof. Claude Brathwaite, os coordenadores locais, Prof. Eddy Oliveira, Profa. Rosangela Leal e Profa. Janeide Vitória, a servidora Liamara Carelli, gerente de operacionalização da pesquisa, representantes da Comissão de Cooperação Internacional da UEFS – Ccint, Professoras Telma Cristina Teixeira e Marla do Vale, além dos estudantes selecionados para serem os padrinhos institucionais (Buddies) dos estudantes internacionais.

Como fruto deste projeto participam, respectivamente, no mestrado em Modelagem da Ciência da Terra e Meio Ambiente, e mestrado em Recursos Genéticos Vegetais, a estudante Melika Riley e o estudante Eric Paige, oriundos deste projeto.

Neste encontro foram apresentados os dados do ano passado pelo Coordenador Dr. Claude, como também, a retrospectiva deste projeto para os presentes, com os dados da internacionalização da UEFS, apresentados pelo analista universitário e servidor da AERI, Giorgio Pitombo, demonstrando que, iniciativas como essa, ampliam as oportunidades de nossos estudantes interagirem com outras culturas, outros conhecimentos, outras realidades. Estes estudantes permanecerão na UEFS até o dia 04 de agosto.