30 de outubro de 2017

AERI realiza o IX Workshop Internacionalização Universitária

Com o tema “Impactos, Resultados e Compromisso Social”, o evento que tem se consolidado como espaço de reflexão e proposição de ações que integrem a Universidade no contexto da Internacionalização do Ensino Superior Brasileiro.
AERI realiza o IX Workshop Internacionalização Universitária

A Assessoria Especial de Relações Internacionais (AERI) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realizou nos dias 17 e 18/10, a 9ª edição do Workshop Internacionalização Universitária, com o tema “Impactos, Resultados e Compromisso Social”. O evento tem se consolidado como espaço de reflexão e proposição de ações que integrem a Universidade no contexto da Internacionalização do Ensino Superior Brasileiro.

O evento ocorreu no Auditório 3 - Módulo 4 do campus universitário e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre professores, estudantes e servidores técnicos da instituição.

A solenidade de abertura, contou com a participação do reitor Evandro do Nascimento e da vice-reitora Norma Lucia Almeida, representantes das assessorias internacionais das UEBA's e do CCInt UEFS. Segundo Eneida Soanne Oliveira, assessora da Aeri, “a internacionalização universitária é um dos eixos temáticos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uefs e o maior desafio tem sido colocá-lo em prática diante de tantas adversidades, sobretudo econômicas”.

A palestra inicial teve como tema “Impactos, Resultados e Compromisso Social da Internacionalização no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, e reuniu o professor Wagner Belo, do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ); a professora Diana Fernandes dos Santos Faraon (Unifacs), e o professor Rodrigo Ribeiro Rodrigues, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), sob a mediação de pró-reitores da UEFS.

O evento contou também com a participação de estudantes internacionais numa mesa temática e ex-intercambistas da UEFS, com apresentações orais e exposição de pôsteres com as experiências vivenciadas e proposições ligadas à responsabilidade social local a partir do conhecimento construído na mobilidade internacional.

Na manhã do dia 18/10 (quarta-feira), o Prof. Wagner Belo (CEFET-RJ) ministrou uma Oficina de Capacitação sobre "Financimento de projetos Internacionais: estratégias e oportunidades”, voltada para Docentes, Pesquisadores, Membros de Assessorias Internacionais e de Comitês/Núcleos de Internacionalização.

A Equipe AERI agradece ao empenho de sua equipe de Monitoria e a todas as pessoas e setores da UEFS, UESC, UNEB que direta ou indiretamente contribuíram na construção deste que tem se tornado um evento-referência na construção de uma Política de Internacionalização do Ensino Superior na UEFS.