06 de março de 2018

Ex-intercambista Uefs vai atuar em empresa norte-americana

Estudante recém-formado em Agronomia, Daniel realizou mobilidade acadêmica na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
Ex-intercambista Uefs vai atuar em empresa norte-americana

O estudante Daniel Lima Martins, recém-formado na primeira turma do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), vai trabalhar na cidade de Hanford, Califórnia, EUA. Ele foi contratado pela empresa Silveira & Barreto Farm, especializada na produção de grãos (milho e trigo) e alfafa, além do confinamento de gado de corte e de leite.

A Silveira & Barreto Farm considerou relevante o conhecimento de Daniel Martins com a cultura do milho. Além disso, foi decisiva a experiência adquirida com elaboração de projetos através da empresa júnior de Agronomia da Uefs a ConsultAgro Jr, da qual também foi presidente.

Durante a graduação, Daniel Martins foi intercambista no exterior através de programa desenvolvido em parceria entre a Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) da Uefs e o Bolsas Ibero-Americanas Santander. Ele estudou na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, na qual adquiriu conhecimentos de conteúdos de seis disciplinas e aprimorou a habilidade no idioma Espanhol, considerada a língua mais falada na região da Califórnia depois do Inglês.

Para Daniel, trabalhar numa empresa de porte dentro dos EUA significa reconhecimento profissional, bem como uma conquista diante das dificuldades enfrentadas, como qualquer estudante, desde o início do curso, "mas sempre com o incentivo dos familiares, professores, colegas e amigos". Ele vai mais adiante, salientando o "conhecimento compartilhado e a dedicação dos professores da Uefs".

O curso de Agronomia da Uefs conforme salienta a coordenadora do Colegiado, professora Marilza Neves do Nascimento, é bem representado pelos alunos formados, com visibilidade nacional e internacionalmente. Segundo informou, muitos já cursos mestrado em instituições como Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na própria Uefs.

"As conquistas dos egressos nos deixa ainda mais motivados a lutar contra as dificuldades e buscar alternativas para melhorar cada vez mais, formando profissionais ecléticos para atuar nas diferentes áreas da agricultura e pecuária", afirma Marilza Neves. Ela destaca que em 2017 o curso obteve a nota 4 no Enade, tornado-se referência entre os cursos de Agronomia do Nordeste, "como mérito dos nossos egressos, dos docentes, os esforços da Administração Central da Uefs", afirmou.

A Assessora Especial de Relações Institucionais da Uefs, Eneida Soanne Matos Campos de Oliveira destaca que a formação profissional acompanhada da experiência internacional transforma a vida universitária e oportuniza cada vez mais soluções para a sociedade. "A internacionalização da educação superior vem para preparar melhores profissionais e educar melhores cidadãos para um mundo globalizado e a Uefs acredita na internacionalização como estratégia para o fomento do ensino e aprendizagem".

Fonte: http://www.uefs.br/2018/03/1628/Ex-intercambista-da-Uefs-vai-atuar-em-empresa-norte-americana.html